terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Jogo do Real: uma estratégia para trabalhar o Sistema Monetário

Olá Pessoal!

Hoje vamos apresentar um jogo que busca apresentar o Sistema Monetário de forma divertida e significativa. O Jogo do Real pode ser utilizado em todos os anos das séries iniciais do EFI, considerando e respeitando as necessidades de cada ano e turma.

Para saber mais sobre a Intervenção Pedagógica no trabalho com jogos leia também "Jogos como uma possibilidade de intervenção na superação das dificuldades em aprender"

É importante dizer também que este jogo faz parte de um contexto de aprendizagem em que outras estratégias estão sendo utilizadas para o estudo do sistema monetário. Dentre elas, podemos destacar:

· Estudo dos animais de cada cédula (texto informativo e texto de curiosidades)

· Diferentes formas de escrever os valores do Sistema Monetário

· Estudo de um panfleto de mercado

· Visita a um mercado para pesquisa de preços

· Montagem do Mercadinho Escolar

· Montagem de um Bazar Escolar

· Atividades de problematização e sistematização envolvendo o Sistema Monetário

· Jogos envolvendo o Sistema Monetário



Em minha experiência com a turma do 1º ano D priorizei o estudo da composição de valores, além do reconhecimento de cada cédula ou moeda do Sistema Monetário Real. O resultado desta atividade tem sido muito positivo: percebo que, de forma geral, os alunos já reconhecem o valor de cada cédula e compreendem que a mesma quantia de dinheiro pode ser composta de diferentes formas. Além disso, percebem a diferença entre “reais” e “centavos” e qual é o maior valor em jogo.

Por fim, vale ressaltar que os jogos por si só não garantem a aprendizagem, mas se configuram em um bom recurso pois estimulam a atividade intelectual e unem prazer à aprendizagem.




Leia abaixo as Instruções e Problematizações do Jogo do Real.




*Se você quiser receber mais orientações a respeito desse jogo envie um e-mail para ideiaspedagogicas@hotmail.com 




**Você pode usar este jogo mas não esqueça de citar a fonte e a idealização este jogo foi elaborado por Patrícia Ottoni da Silva Borim e teve Colaboração de Nadir Filomeno.

Um abraço

Pati Ottoni

JOGO DO REAL

Objetivos:
·         Contribuir para o conhecimento das cédulas e moedas do sistema monetário
·         Auxiliar na composição dos valores contidos nas cédulas e moedas
·         Familiarizar os alunos com a escrita de números decimais

Participantes
·         Até 24 participantes, divididos em duplas ou trios

Materiais
·         8 tabuleiros
·         Conjunto de cédulas e moedas
·         Fichas com valores
·         Ampulheta
·         Lápis
·         Folhas para escrever

Regras
·         Cada dupla ou trio pode usar apenas seu conjunto de cédulas e moedas
·         Só serão aceitas as respostas realizadas dentro do tempo estipulado pelo grupo
·         Vence o grupo que realizar o maior número de acertos

Modo de jogar
1-    Divida a turma em duplas ou trios
2-    Apresente os materiais
3-    Explore os materiais do jogo com a turma:
Como está dividido o tabuleiro? O que está escrito nele? Para que serve a vírgula?
Quais são os valores das cédulas e moedas que estão dentro do envelope? Quantas moedas de 10 centavos cada grupo tem? E notas de 2 reais? Etc...
4-    Apresente as regras e combine o tempo (ampulheta) que cada grupo terá para compor o valor monetário
5-    Antes de iniciar o jogo com a turma faça alguns testes: Coloque um valor na lousa e peça para que todos componham esse valor em seu tabuleiro e explore as respostas.
6-    Sorteie um valor nas fichas e inicie o jogo.
7-    Conforme as duplas ou trios forem terminando, recolha os tabuleiros de forma que você possa analisar e comparar as respostas junto com a turma.
8-    Faça uma tabela para registrar os resultados de pontuação.

Problematizações
Divisão por distribuição
1-    Temos 24 alunos para serem divididos em 8 tabuleiros. Quantas crianças jogarão utilizando o mesmo tabuleiro?

Divisão envolvendo formação de grupos
2-    Temos 24 alunos presentes e, hoje, gostaríamos de jogar em duplas. Quantos tabuleiros serão necessários?

Situação Aditiva de Composição Simples
b-    Neste tabuleiro há 4 moedas de 1 real, 1 nota de 50 reais e uma nota de 5 reais. Qual é o valor total contido neste tabuleiro?

c-    Faça em seu tabuleiro e, depois, registre com desenhos, possíveis formas de compor o valor sorteado pela professora.

Situação Aditiva de comparação
d-    Em qual situação o valor é mais alto? Quanto a mais?

     Situação Multiplicativa de comparação entre razões
4-    O valor sorteado foi: R$ 6,00
          Se um tabuleiro registra esse valor. Qual é o valor total que há em 5 tabuleiros registrando essa mesma quantia de dinheiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua IDEIA